Cartilha Básica eSocial

por Cibele Gentil (DRT/BA 3008)

O eSocial já é uma realidade para as empresas em 2018. O sistema permite o envio das informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias ao Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal, de maneira simultânea e compartilhada. Os lançamentos no eSocial via Internet são armazenados em um único banco de dados.

Todos os sistemas de gestão de pessoas do Brasil deverão ser adaptados em função do eSocial. Os prazos para oficializar os registros no sistema seguirão o seguinte cronograma: julho/2018 - dados cadastrais dos colaboradores; setembro/2018 - admissões, demissões e afastamentos; novembro/2018 - folha de pagamento + GFIP.

Para ajudar os empregadores a entenderem melhor o funcionamento do eSocial, a Contabilidade Mota publicou uma Cartilha Básica, contendo orientações simplificadas sobre os procedimentos e registros necessários. “É preciso ficar atento aos novos processos. Seguindo as orientações, as empresas evitam multas e desconfortos desnecessários”, explica Maisa Mota, contadora e principal executiva do grupo.

Para os interessados, a Contabilidade Mota disponibiliza, em seus escritórios de Salvador e Camaçari, exemplares impressos do guia publicado. Maisa Mota informa, ainda, que em breve o grupo irá promover palestras, com o intuito de oferecer mais esclarecimentos sobre o tema.
Contabilidade Mota, 05.JULHO.2018 | Postado em eSocial
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...