Cronograma do eSocial

por Cibele Gentil (DRT/BA 3008)

O Comitê Diretivo do eSocial publicou, em outubro, a Resolução CDES nº 05, que alterou a Resolução CDES nº 02 e definiu novos prazos para o envio de eventos para o eSocial. De acordo com as notícias publicadas no portal oficial do sistema, a nova norma busca atender demandas das entidades representativas dos contribuintes que solicitaram, em diversos expedientes, ampliação dos prazos do processo de implantação.

Não houve alterações para as empresas do 1º grupo, que já estão transmitindo todos os eventos para o eSocial, exceto eventos de SST que serão enviados a partir de julho/2019. As empresas do 2º grupo do cronograma anterior foram divididas em dois novos grupos: um para entidades optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física e entidades sem fins lucrativos; e outro para as demais entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78 milhões. 

Para classificação no 2º ou no 3º grupo, o eSocial verificará a situação de opção pelo Simples Nacional em 1º de julho de 2018. Empresas constituídas após essa data com opção pelo Simples Nacional também entrarão no 3º grupo.

Demais entidades empresariais enviarão seus eventos periódicos em janeiro/2019. Eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) começam em julho/2019 para o 1º grupo. Já os órgãos públicos e as organizações internacionais começarão a transmitir seus primeiros eventos em janeiro de 2020.

Veja, na tabela abaixo, detalhes do cronograma. Em caso de dúvidas, conte com o atendimento especializado do grupo Contabilidade Mota. 



Fonte: http://portal.esocial.gov.br/
 
Contabilidade Mota, 08.NOVEMBRO.2018 | Postado em eSocial
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...